Professor de Ceilândia fala na Campus Party sobre riscos da Internet


Professor de Ceilândia fala na Campus Party sobre riscos da Internet

____
Foto: Laiana Dias, Ascom/SEEDF


Em palestra proferida no último sábado (17), o professor falou com os campuseiros sobre os riscos a que estão expostos os jovens na Internet e formas de prevenção

Que a tecnologia é uma grande aliada da sociedade contemporânea, disso não há dúvidas. Com apenas um equipamento em mãos é possível pagar contas, fazer videoconferência, trocar dados por redes sociais, jogar com amigos, entre outras facilidades. Tamanha disponibilidade de ferramentas traz consigo alguns contrapontos como maior vulnerabilidade a atividades ilícitas e os danos causados por uso excessivo da internet. Para alertar pais e jovens sobre tais riscos, o professor da Secretaria de Educação do DF, Marcelo Assis, desenvolveu a palestra Proteção na Web para Crianças e Adolescentes. Na semana passada, ele falou sobre o assunto, durante o maior evento mundial de tecnologia, a Campus Party.

O educador conversou com os presentes da Campus Party sobre os riscos que a utilização da Internet sem orientação pode oferecer a crianças e adolescentes. Na pauta, cyberbullying, sexting [troca de conteúdos eróticos e sensuais por redes sociais], aliciamento, pedofilia, danos devido ao uso excessivo e crimes relacionados a essas práticas. Para respaldar a palestra, Marcelo utilizou a experiência de 24 anos de educação, sendo nove em laboratórios de informática e nos Núcleos de Tecnologia Educacional de Taguatinga e Ceilândia, bem como os conhecimentos adquiridos durante sua formação em Informática.

Apesar da Campus Party ter sido seu maior e mais privilegiado palco, Marcelo leva há cerca de um ano esse debate tecnológico a diferentes unidades escolares do DF. O trabalho faz parte do Infância Digital, um projeto que por meio de uma plataforma, mistura orientação educacional à tecnologia e oferece dicas sobre o uso correto da Web. “A participação na Campus Party foi muito interessante, pois traz um contraponto à ideia central do evento. Nele, se prega bastante sobre o uso de tecnologia, mas poucos se fala sobre as restrições. E é preciso conhecer os limites, porque se deixar, o jovem passa o dia inteiro no computador e isso traz problemas”, argumenta ele.

Passada a Campus Party, Marcelo retoma às atividades regulares na unidade em que leciona, a Escola Classe 12 de Ceilândia e ao ciclo de palestras, tanto para pais quanto para alunos. Os tópicos e formato das apresentações variam de acordo com o público. De acordo com ele, os pais querem saber mais sobre formas de prevenção e monitoramento de conteúdo acessado. Enquanto os alunos ouvem mais sobre as consequências do uso desregrado da internet na vida deles, como obesidade, falta de sono.

Marcelo revela ainda que os encontros têm proporcionado bons resultados e que o trabalho tem dado bastante apoio para os pais. “Já tive relato de pais com filhos envolvidos em jogos arriscados ou compra irregular pela internet. Depois de explicar para eles como criar restrições, o retorno tem sido bastante positivo”, conclui. Segundo a coordenadora pedagógica da EC 12, Aparecida Rodrigues, o projeto tem o papel principal de despertar o senso crítico nos alunos sobre o uso responsável de celular e computador. “Desde cedo eles começam a utilizar os aparelhos, então, desde cedo é preciso orientá-los”, diz.

Os gestores das escolas do DF interessados na palestra de Marcelo Assis devem entrar em contato pelo e-mail contato@infanciadigital.com.br ou pelo telefone (61) 98534-4766.

Fonte: http://noticias.se.df.gov.br/noticias/ultimas-noticias/professor-de-ceilandia-fala-na-campus-party-sobre-riscos-da-internet/