pokemon-01

Fonte: www.dn.pt/ (Publicada em 17/07/2016 – Atualizada em 04/08/2016)

No dia 05 de julho de 2016, a empresa Niantic lançou oficialmente o jogo Pokémon GO em alguns países como Estados Unidos, Alemanha, Austrália, Nova Zelândia, Reino Unido, Portugal, Itália e Espanha. Fazendo uso da câmera, GPS e mapas do celular, o jogador, através da tecnologia de realidade virtual, explora os locais por onde anda com objetivo de capturar os pokémons e vencer as fases do jogo, como podemos ver na imagem abaixo.

pokemon-03

Fonte: cidadeverde.com

 

Porém, a desatenção ao utilizar os smartphones para capturar as “criaturas” do jogo tem causado situações inusitadas e de risco para os jogadores. Só nos Estados Unidos diversos casos foram relatados nas primeiras semanas de lançamento do jogo: um motorista colidiu contra uma árvore na cidade de Auburn, no estado de Nova York, por estar jogando “Pokémon Go” ao volante. Já na ilha de Long Island, também em NY, o jovem Mike Schultz caiu do Skate e cortou a mão, pois estava olhando o telefone a procura dos pokémons. Na cidade de Chicago, ao andar distraído por um bairro perigoso na caça dos bichinhos, o jovem Marcus Jackson, de 17 anos, teve seus pertences roubados e foi esfaqueado. Em Chicago dois adolescentes quase foram baleados ao invadir o quintal de uma casa onde procuravam os monstros virtuais. Na cidade da Penssylvania, a jovem Autumn Deisroth, de 15 anos, foi atropelada e hospitalizada com diversos ferimentos quando terminava uma sessão de Pokémon Go ao atravessar a rua. A jovem Shayla Wiggins, de 19 anos, encontrou um corpo enquanto procurava um Pokémon em um rio perto da sua casa, em Wyoming, nos Estados Unidos. Na cidade de O´Fallon, no estado de Missouri, a polícia prendeu quatro pessoas que assaltavam jogadores do game. Os bandidos localizavam as vítimas pelo mapa e as levava para um local deserto para cometer os crimes.

Todos estes casos servem de alerta para os que querem jogar Pokémon Go aqui no Brasil, onde o jogo foi lançado no dia 03/08/2016. Tenham muito cuidado e sigam as dicas da Polícia de Nova York:

* Fique alerta todos os momentos e em tudo o que está a sua volta;
* Não jogue enquanto dirige, anda de bicicleta, skate ou similares;
* Não invadir propriedade públicas ou privadas;
* Prestar atenção em locais em que criminosos possam assaltar os jogadores para pegar celulares e outros pertences.

Referências: bbc.com, g1.globo.com, pt.wikipedia.org, tribunadabahia.com.br